WING CHUN APLICADO

 Simples • Eficiênte • Objetivo e Direto
  Surpreenda para não ser Surpreendido 
 
    (Sistema 2em1, Short Bridger / Long Bridger)  
Dancan leung - Applied wing chun & Gorden Lu - Virginia Beach Wing Chun - Traditional IP MAN WING CHUN.
 
(Aulas para Ambos os Sexos)
 

HUNG BAO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                HUNG BAO

 

AO FINAL DO JANTAR É FEITO A ENTREGA DO ”HUNG BAO”

Hung Bao significa envelope vermelho. Para o chinês, neste caso o vermelho representa “a sorte e o sucesso” e é praticamente a mais importante tradição chinesa, empregada em diversas ocasiões, tais quais: Cerimônias, celebrações, presentes etc.

A tradição chinesa diz que, ao invés de se dar um presente como acontece em vários países do ocidente, se dê um HUN BAO.

Na parte externa do envelope deve conter uma mensagem que esteja relacionada a vontade que o motivou a entrega, agradecimento e o desejo de realizar futuros objetivos, cujo nome das pessoas envolvidas, também deveram estar escritos no envelope.

Eu ouvi uma história certa vez, e esta foi contada por um Mestre de Wing Chun. Ele explicou sobre a origem do gesto de bater com a ponta dos dedos na mesa quando se serve o chá.                                                                                                         

 

 

 

Conta a lenda que à muitos anos atrás havia uma guerra entre etnias na China antiga. Se não me engano entre a etnia HAN e a etnia MANCHUConta-se que certa vez um Imperador HAN foi cercado em seu palácio e para protegê-lo, um criado tomou o seu lugar, ou seja, o criado vestiu as roupas do Imperador e o Imperador por sua vez, vestiu as roupas do criado. 

Ao entrar no palácio, o General MANCHU queria testar se aquele que estava sentado no trono era o verdadeiro Imperador. Pediu então para que o criado (o verdadeiro Imperador, disfarçado) servisse o chá para o falso Imperador. Naquela época toda vez que um criado ia servir algum tipo de bebida ou alimento para o Imperador era obrigatória a reverência, ou seja, o criado deveria ajoelhar-se no chão e depois, servir o alimento ou bebida.

Naquele momento, se o falso criado (o Imperador disfarçado) não se curvasse perante ao falso Imperador, (o criado disfarçado) os doi seriam mortos. O falso criado então, ajoelhou-se e serviu ao falso Imperador. Este por sua vez, para demonstrar humildade e lealdade para com o verdadeiro Imperador fez um gesto com os 2 dedos (indicador e médio). O falso Imperador colocou os dois dedos curvados sobre a mesa tal como um homem ajoelhado. Com o tempo, o gesto foi simplificado e tornou-se a batidinha na mesa. 

Então, é por isso que nos rituais, o SIFU serve o chá para os seus discípulos, pois ele está fazendo o papel do Imperador disfarçado. Os discípulos por sua vez, batem na mesa para simular a reverência de um criado para com o seu Imperador.

Desta forma, o verdadeiro nobre é aquele que serve o chá e não aquele que é servido. Manda então a etiqueta que o primeiro a ser servido seja aquele que deva servir o SIFU.