WING CHUN APLICADO

 Simples • Eficiênte • Objetivo e Direto
  Surpreenda para não ser Surpreendido 
 
    (Sistema 2em1, Short Bridger / Long Bridger)  
Dancan leung - Applied wing chun & Gorden Lu - Virginia Beach Wing Chun - Traditional IP MAN WING CHUN.
 
(Aulas para Ambos os Sexos)
 

História do Wing Chun

A história do Wing Chun é descrita abaixo. Este relato da origem do Wing Chun Kung Fu foi escrito pelo falecido Grão Mestre Ip Man (geralmente chamado Yip Man).

A fundadora do Sistema Wing Chun Kung Fu, Miss Yim Wing Chun, era natural de Cantão [Província de Kwangtung] na China. Ela era uma jovem inteligente e atlética, honesta e franca. Sua mãe morreu logo após seu noivado com Leung Bok Chau, um comerciante de sal de Fukien. Seu pai, Yim Yee, foi injustamente acusado de um crime e, em vez de arriscar-se à prisão, fugiu e finalmente se estabeleceu no sopé da Montanha Tai Leung, perto da fronteira entre as províncias de Yunan e Szechuan.

Lá eles ganhavam a vida administrando uma loja que vendia feijão. Durante o reinado do Imperador K'anghsi da Dinastia Ching (1662-1722), o Kung Fu tornou-se muito forte no Mosteiro de Siu Lam [Shaolin] do Monte. Sung, na província de Honan. Isso despertou o medo do governo Manchu [um povo não-chinês da Manchúria do Norte, que governava a China naquela época], que enviava tropas para atacar o Monastério. Apesar de não terem sido bem sucedidos, um homem chamado Chan Man Wai, um funcionário público recém-nomeado à procura do favor do governo, sugeriu um plano. Ele conspirou com o monge Ma Ning Yee, de Siu Lam, e com outros que foram persuadidos a trair seus companheiros, ateando fogo ao mosteiro, enquanto os soldados o atacavam de fora. Siu Lam foi incendiada e os monges e discípulos dispersos. A abadessa budista Ng Mui, o abade Chi Shin, o abade Pak Mei, o mestre Fung To Tak e o mestre Miu Hin escaparam e seguiram caminhos separados. Ng Mui se refugiou no Templo da Garça Branca no Monte. Tai Leung [também conhecido como Mt. Chai Har]. Foi lá que conheceu Yim Yee e sua filha Wing Chun, de quem muitas vezes comprava o requeijão a caminho de casa do mercado.

Aos quinze anos, com o cabelo preso nos costumes daqueles dias para mostrar que tinha idade para se casar, a beleza do Wing Chun atraiu a atenção de um valentão local. Ele tentou forçar Wing Chun a se casar com ele, e suas contínuas ameaças se tornaram uma fonte de preocupação para ela e seu pai. Ng Mui ficou sabendo disso e teve pena do Wing Chun. Ela concordou em ensinar as técnicas de luta do Wing Chun para que ela pudesse se proteger. O Wing Chun seguiu Ng Mui para as montanhas e começou a aprender Kung Fu. Ela treinou noite e dia, até dominar as técnicas. Então ela desafiou o valentão para uma briga e bateu nele. Ng Mui depois viajou pelo país, mas antes de partir, ela disse ao Wing Chun para honrar estritamente as tradições do Kung Fu, desenvolver seu Kung Fu após seu casamento e ajudar as pessoas que trabalhavam para derrubar o governo Manchu e restaurar a dinastia Ming.

 

 

Depois do seu casamento, Wing Chun ensinou Kung Fu ao seu marido Leung Bok Chau. Ele, por sua vez, passou essas técnicas para Leung Lan Kwai. Leung Lan Kwai então os passou para Wong Wah Bo. Wong Wah Bo era um  membro de uma companhia de ópera a bordo de     um lixo, conhecido pelos chineses como o Red Junk. Wong trabalhou no Red Junk com Leung Yee Tei. Acontece que o abade Chi Shin, que fugiu de Siu Lam, disfarçou-se de cozinheiro e estava trabalhando no Red Junk. Chi Shin ensinou as técnicas do Pólo Longo de Seis e meio ponto a Leung Yee Tei. Wong Wah Bo estava perto de Leung Yee Tei, e eles compartilharam o que sabiam sobre o Kung Fu. Juntos, eles compartilharam e melhoraram suas técnicas, e assim o Pólo Longo de Seis-e-meio-ponto foi incorporado ao Wing Chun Kung Fu. Leung Yee Tei passou seu Kung Fu para Leung Jan, um renomado médico herbário em Fat Shan. Leung Jan agarrou os segredos mais íntimos do Wing Chun, atingindo o mais alto nível de proficiência. Muitos mestres de Kung Fu vieram para desafiá-lo, mas todos foram derrotados. Leung Jan ficou muito famoso. Mais tarde, ele passou seu Kung Fu para Chan Wah Shan, que levou a mim e a meus irmãos mais velhos do Kung Fu, como Ng Siu Lo, Ng Chung So, Chan Yu Min e Lui Yu Jai, como seus alunos muitas décadas atrás. 

 

Pode-se dizer então que o Sistema Wing Chun nos foi transmitido em uma linha direta de sucessão desde sua origem. Eu escrevo esta história do Sistema Wing Chun na respeitosa memória dos meus antecessores. Sou eternamente grato a eles por me passarem as habilidades que possuo agora. Um homem deve sempre pensar na fonte da água enquanto bebe; é esse sentimento compartilhado que mantém nossos irmãos Kung Fu juntos. Não é este o caminho para promover o Kung Fu e projetar a imagem do nosso país? - Ip Man


 

 

 

Fonte:
 Duncan Leung – Applied Wing Chun