Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Cerimônia do Chá
Confraternização de novo membro o Celebração do Chá, Uma Tradição Oriental
Saudável Para a Mente, o Corpo e a Alma.
Chá
E se lhe dissermos que, na China, usar as duas mãos para beber um chá é um sinal de respeito, de gratidão e de entrega a esse momento.
Deixe-nos adivinhar: nunca tinha parado para pensar nisto. Acertámos?
- Há bebidas que unem as pessoas, e o chá é uma delas. Na China e no Japão, o costume de o beber faz parte de uma visão um tanto ou quanto espiritual e cultural, mas ao mesmo tempo sofisticada e prazerosa. Faz parte da tradição chinesa fazer a cerimónia do chá todos os dias, porque esse gesto é visto como algo meditativo.
Simbolizando a união entre a cultura chinesa e japonesa, o ritual do chá está assente em pilares ideológicos budistas, pretendendo celebrar a importância de valores como o respeito e a pureza de espírito, aliados a uma busca pela paz e harmonia. Quer isto dizer que, em civilizações como estas, beber um chá é muito mais do que ferver água com sabor, para bebermos enquanto nos dedicamos a qualquer outra tarefa trivial.
O amor à Natureza, a humildade e a tranquilidade começaram a integrar a filosofia associada ao chá no início do seu consumo nestes países. E a relevância que se atribui a esta cerimónia é de tal forma elevada, que a população chinesa acabou por criar alguns pilares base para fazer parte dela:
- A escolha do chá (feita através do aroma e do sabor).
- A seleção da água.
- A escolha das louças certas.
- O ambiente, que deverá ser calmo, limpo e confortável.
-
E a atitude (de confiança e de felicidade).
Existe uma história antiga que conta que, há milhares de anos, aconteceu uma cerimónia de chá numa casa modesta, cuja porta era tão baixa que os convidados eram obrigados a descalçar-se e a baixar-se para entrar. Essa atitude simbolizava humildade e predisposição para aceitar a vida.
Traduzindo à letra, cerimónia do chá significa «o caminho do chá».
É nela que se homenageia a filosofia Ichigo-Ichie, cujo princípio basilar assenta na crença de que «cada encontro é único e valioso».
Esses encontros únicos são também estas celebrações, pois cada uma só pode ser vivida daquela forma apenas uma vez.
Existem quatro princípios básicos a ter em mente:
- A harmonia (Wa). Devemos ter uma atitude humilde e despretensiosa, criando um ambiente calmo à nossa volta e interagindo com a Natureza. Acredita-se que através deste estado de espírito se consegue compreender que tudo na vida é temporário e mutável.
- O respeito (Kei), que representa a compreensão e aceitação dos outros. Todas as coisas e pessoas devem ser olhadas da mesma forma, com igualdade e consideração. Esta postura leva à gratidão, uma das energias mais fortes do Universo.
- A pureza (Sei), mantendo a mente e o coração abertos. A purificação do ambiente e das pessoas acontece quando o próprio espaço está limpo e organizado.
- A tranquilidade (Jaku), um estado que apenas alguns conseguem alcançar. O silêncio e a quietude são as regras de ouro para se conseguir ficar tranquilo, algo que é muito mais profundo do que se possa pensar.
Confraternização de novo membro (AWCA)
A Cerimónia do chá para mim sempre será uma das comemorações em família mais maravilhosa que já presenciei além de uni cada vez mais nossa família wing chun também, conta com a tradição e cultura de nossos ancestrais.
È um fato marcante em nossas vidas que levaremos para todo sempre nas nossas memorias.